A Engenharia Reversa, se faz necessária quando não temos outra alternativa, senão, duplicarmos um determinado projeto (no caso de peças muito antigas, onde só se tem uma peça, porém a demanda é de duas ou mais peças). Isso ocorre muito no mercado de customização de carros, onde é possível adaptar com precisão peças novas num carro antigo (e vice-versa), como protótipo de melhoria, evitando gastos desnecessários e um projeto enxuto com prazos realistas.
Para a Engenharia reversa, podemos usar praticamente todos os tipos de Instrumentos de medição tridimensional, dependendo somente da necessidade de precisão, do tamanho da peça (ou conjunto), e da fidelidade ao projeto original (se aplicável). Os instrumentos mais solicitados, são os que possuem a tecnologia do Escaneamento por Laser, ou seja: Braço com laser, e/ou Laser Scanner de Ambientes.
Através do escaneamento por Laser, esses instrumentos geram uma densidade de pontos coletados tão alta, que praticamente forma-se uma nuvem de pontos no exato mesmo formato da peça original, que feito isso, são transferidos para um supercomputador que faz todo o processo da mudança do estado de nuvem de pontos pra superfícies CAD. No primeiro momento gera-se a nuvem de pontos; malha poligonal (casos mais extremos, como as superfícies de forma livre); Superfície CAD (Modelo CAD). Feito o modelamento da peça (já em 3D) pode-se imprimir uma cópia num impressora 3D, ou até mesmo a fabricação por usinagem de uma nova peça.