No método de Investigação de forense, os peritos, normalmente seguem inúmeros procedimentos, checklists e além de tudo precisam fazer muitas marcações no ambiente, tirar muitas fotos e principalmente, não se esquecerem de nada... e, isso, quase sempre leva semanas, se não meses. Além de tudo, até que se compilem os dados, todo o processo judicial aca se prolongando e desgastando os envolvidos.
Com a tecnologia do escaneamento do ambiente, tudo o que se encontra no local (ou locais) do crime são digitalizados. Ao invés de uma equipe forense são apenas dois envolvidos: Um policial Forense e o Operador do Laser Scanner. O Escaneamento leva em média 15 minutos por cena (posição física do Laser no ambiente), e dependendo do tamanho local (quantidade de cômodos / a área de cobertura) serão necessárias mais cenas, mas mesmo assim, estamos falando de algumas horas de escaneamento, ou seja após apenas 1 ou dois dias de escaneamento em campo, todo o local já pode ser liberado.
Depois do ambiente escaneado, os peritos podem analisar os dados diretamente nos seus computadores. Através do recurso do software de se enxergar a cena com as cores da intensidade do Laser é possível encontrar com rapidez as manchas de sangue e rastros imperceptíveis ao olho nú. Também é possível identificar a posição do corpo, marcas de tiros e a trajetória das balas, com tudo isso, é praticamente impossível deixar passar algum detalhe (o que pode ocorrer com maior probabilidade devido ao erro humano). O Software também permite compilar os dados num relatório da investigação com provas palpáveis.
Ao término das análises os investigadores podem compartilhar suas conclusões com quaisquer tribunais, juízes, advogados, etc.
A tecnologia do Laser Scanner veio para ficar e revolucionar a investigação criminal no Brasil.