Na Industria Naval também utilizamos praticamente todas as formas de medição e máquinas para controlar e verificar as tolerâncias do projeto, mas conforme já dito nos tópicos anteriores (Automotiva e Aeronáutica) as Máquinas de Medição mais indicadas e já difundidas ao redor do mundo são: Braço de Medição, Laser Tracker, Track-Arm, e em casos especiais o Laser Scanner.
O Braço de Medição é utilizado para medir peças de pequeno e médio portes, montagens que exigem precisão nos encaixes como as partes da tampa de um motor pequeno (±3m).
O Laser Tracker é o mais aplicado entre as três máquinas de medição portáteis, pois abrange o maior range de medição dentre as peças de um navio. Pode-se por exemplo acompanhar e controlar todo o processo de montagem do casco fora e durante a instalação do mesmo garantindo a precisão em décimos de milímetros.
Quando entramos no âmbito de verificar as possíveis deformações das peças (como as chapas do casco, ou os caminhos das tubulações) se faz necessária uma conferência do projeto através da comparação da peça física medida com o modelo CAD do projeto. Para esta aplicação o equipamento 3D mais indicado é o Laser Scanner, pois ele consegue capturar com precisão as formas das peças, ou até mesmo de todo um conjunto montado. Isso se dá, pois, o Laser Scanner dispara raios laser em todas as direções, formando um volume de medição esférico de até 660m, que em sua máxima resolução consegue captar mais de 150 milhões de pontos por posição de escaneamento.
O Laser Scanner também pode fazer levantamentos de As Built das casas de máquinas dos navios e até mesmo acompanhar periodicamente o desgaste do casco (pela parte interna, ou quando o casco externo estiver exposto).