Na Indústria Automotiva, os Equipamentos de Medição Tridimensionais são largamente utilizados, onde suas aplicações se estendem desde o recebimento da matéria-prima, passando pela área produtiva e até a inspeção final, e também são utilizados para fazer estudos periódicos de validação e melhoria dos processos.
Nos Recebimentos de Matérias-primas, as inspeções são normalmente por amostragens utilizando-se de instrumentos de medição convencionais, mas em casos de materiais fundidos por exemplo é comum o uso de Braços de Medição com Feixe de Laser para uma inspeção mais efetiva, ágil e precisa.
Nos Gauges (Dispositivos mecânicos para a verificação da funcionalidade) por exemplo, são verificadas as principais dimensões do projeto, dessa maneira, quando estes forem utilizados pelos operadores consequentemente haverá a garantia de que as tolerâncias de ajustes do projeto foram preservadas. Para isso, essa verificação deve ser extremamente precisa, sendo necessário o uso de Equipamentos Tridimensionais como CMMs Fixas e/ou Braços de Medição.
Nos Produtos são utilizadas as chamadas CMMs (Máquinas Tridimensionais Fixas de Laboratório), pois são muito precisas e garantem uma alta repetibilidade de medição e um alto grau de confiabilidade devido a sua baixa incerteza.
Também não podemos deixar de fora, os casos de alteração de Layout e a geometria das máquinas, nos quais são empregados equipamentos como o Laser Tracker (Montagem de máquinas de grande porte, verificação de geometria, verificação dos movimentos dos robôs), bem como o Laser Scanner, que praticamente digitaliza o ambiente, transformando seu ambiente real em dados CAD, permitindo prever com extrema exatidão (milimetricamente) os impactos que envolvem a Produção Automotiva.