No Setor Aeroespacial, por se tratar de um veículo de transporte aéreo (de grande porte), seu processo produtivo é mais complexo e envolvem inúmeros tamanhos e formatos de dispositivos e produtos, por esse motivo são empregadas as mais diversas formas de controle.
É quase impossível falarmos de métodos de controle no setor aeronáutico sem citarmos normas importantes de projeto como o GD&T. Para garantir essas tolerâncias geométricas com maior precisão e confiabilidade essas peças são levadas para um laboratório de Metrologia. Essas Máquinas CMMs Fixas, apalpam as peças por meio de um apalpador esférico (normalmente de rubi ou cerâmica) com haste de aço carbono, onde esses apalpadores extraem com precisão as geometrias e coordenadas dessas peças, essas quais tem suas dimensões calculadas pelo seu respectivo software de medição.
Braços de Medição Tridimensional por exemplo, são utilizados desde a inspeção de peças pequenas à médias (de 50mm a 3m) até conjuntos montados de grande porte, onde, um único braço consegue multiplicar seu volume de medição utilizando-se do recurso conhecido como "salto" ou "pulo". Através desse recurso o software "encaixa" as medições da primeira medição com os da segunda, da segunda com a terceira e assim por diante até que todo o conjunto tenha sido inspecionado. Mas, é importante lembrarmos que os saltos não são indicados quando as tolerâncias em questão são apertadas, pois esta técnica acarreta em mais incertezas na medição. Nos casos em que as tolerâncias são apertadas, mas a peça ou dispositivo são muito grandes, recomenda-se utilizar-se de outro recurso, conhecida como Track-Arm.
O Track-Arm é a aliança entre o Braço de Medição + Laser Tracker. Esta técnica é largamente utilizada quando se quer obter resultados a longas distâncias com encaixes precisos, ou peças muito precisas de um conjunto.
Mas no contexto geral o Laser Tracker é o mais amplamente utilizado por se tratar de uma máquina tridimensional portátil com grande volume de medição com uma incerteza baixa (alguns Lasers Trackers do mercado podem chegar a incertezas lineares de 0,08mm numa distância radial de 80m).